PhotosLocation

This is a file from the Wikimedia Commons
From Wikipedia, the free encyclopedia

Original file(2,592 × 3,476 pixels, file size: 2.26 MB, MIME type: image/jpeg)

Summary

Description

O Palácio dos Marqueses de Pombal (PMP), parte integrante da antiga Quinta de Recreio da Casa Pombal, foi edificado no século XVIII, junto à Ribeira da Laje e no centro histórico de Oeiras, constituindo um património cultural de grande valor histórico, arquitetónico, artístico e paisagístico, que é propriedade do Município de Oeiras.

A singularidade deste edifício, bem como dos seus jardins e terraços envolventes, entre os quais se destaca a denominada Casa da Pesca e a Cascata, estas localizadas na Quinta de Cima, conduziram à sua classificação em 1940 como Monumento Nacional, classificação esta que perdura por força do disposto no Decreto n.º 39 175, publicado no Diário do Governo, 1ª série, n.º 77, de 17 de Abril de 1953.

O Palácio dos Marqueses de Pombal permanece como um testemunho da personalidade de Sebastião José de Carvalho e Melo, que pretendeu transformar toda esta área num espaço cultural de cariz profano, interligando num mesmo programa casa e jardins (LEITE; 1988, pp. 115, 200-201).

É na segunda metade do século XVIII que os edifícios, até então existentes na quinta, são objeto de profundas alterações e ampliações, associadas a uma campanha decorativa (azulejaria, estuques, frescos, conjuntos escultóricos) determinante para a valorização como Monumento Nacional do Palácio e Jardins dos Marqueses de Pombal.

No mesmo período, para além da intervenção “monumental”, o Marquês de Pombal e Conde de Oeiras leva a cabo uma exemplar estruturação funcional da sua propriedade, sustentada por um plano global integrador, o que viria a fundamentar o processo em curso para a classificação patrimonial do conjunto restante da quinta.

Sebastião José de Carvalho e Melo pretendeu criar, não apenas mais uma quinta de recreio nos arredores de Lisboa que servisse os seus interesses culturais e eruditos, mas também uma exploração agrícola modelo (MATOS, 1989, pp. 367-369).

Tratando-se de um dos mais importantes testemunhos da herança Pombalina, a sua fruição pelo público em geral é um imperativo cultural, histórico e estratégico do Município pretendendo afirmar a vivência da época pombalina como um distintivo turístico-cultural diferenciador do território concelhio. <a href=" http://www.cm-oeiras.pt/voeiras/Turismo/MonLugHist/Paginas/PalacioseQuintas.aspx" >www.cm-oeiras.pt/voeiras/Turismo/MonLugHist/Paginas/Palac...</a>
Date
Source Palácio Marquês de Pombal - Oeiras - Portugal
Author Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Other versions
image extraction process
This file has been extracted from another file
: Palácio Marquês de Pombal - Oeiras - Portugal (34794192365).jpg
original file
Camera location 38° 41′ 31.86″ N, 9° 18′ 54.27″ W  Kartographer map based on OpenStreetMap.View this and other nearby images on: OpenStreetMap info

Licensing

w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.

Information (Geography)

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Items portrayed in this file

depicts

38°41'31.862"N, 9°18'54.270"W

26 March 2017

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current 20:47, 19 January 2020 Thumbnail for version as of 20:47, 19 January 20202,592 × 3,476 (2.26 MB)Cristiano TomásCropped 3 % vertically using CropTool with precise mode.
20:46, 19 January 2020 Thumbnail for version as of 20:46, 19 January 20202,592 × 3,579 (2.3 MB)Cristiano Tomás File:Palácio Marquês de Pombal - Oeiras - Portugal (34794192365).jpg cropped 8 % vertically using CropTool with precise mode.
The following pages on the English Wikipedia use this file (pages on other projects are not listed):

Global file usage

The following other wikis use this file:

Metadata